VÍNCULOS FAMILIARES E AFETIVOS
AMOR?
(João Jardim, Brasil, 2010, 100 min., 14 anos)
Relações amorosas podem ser violentas e destrutivas? Neste documentário, atores interpretam histórias reais de pessoas que viveram entre o amor e a dor.
ABRIL DESPEDAÇADO
(Walter Salles, Brasil/Suíça/França, 2001, 105 min., 12 anos)
No sertão, famílias rivais acertam suas diferenças num ritual de vingança mortal e interminável. Porém, esse tradicional ciclo de violência passa a ser questionado por um dos integrantes que sabe que se matar o inimigo terá pouco tempo de vida e mais mortes virão.
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
(Cao Hamburger, Brasil, 2006, 110 min., 10 anos)
Num clima de ditadura e Copa do Mundo, um menino apaixonado por futebol é separado de seus pais e encontra, numa nova cidade, pessoas estranhas que lhe dão acolhimento solidário e amoroso para viver experiências e descobertas inesquecíveis.
DO LUTO À LUTA
(Evaldo Mocarzel, Brasil, 2005, 77 min., livre)
Neste documentário, pais e seus filhos, portadores da Síndrome de Down, falam sobre preconceito, superação, expectativas e amor.
PEQUENA MISS SUNSHINE
(Little Miss Sunshine, Jonathan Dayton e Valerie Faris, EUA, 2006, 102 min., 14 anos)
Uma garotinha sonha em ser miss e, para participar de um concurso, parte numa viagem acompanhada de seu avó, expulso do asilo; do irmão, que cumpre voto de silêncio; do tio, que tentou suicídio e dos pais, que lutam pelo sucesso.
MERCADO DE TRABALHO E INCLUSÃO SOCIAL
CONDUZINDO MISS DAISY
(Driving Miss Daisy, Bruce Beresford, EUA,1989, 99 min.,14 anos)
Numa sociedade racista, homem negro é contratado para ser o motorista particular de uma senhora branca e rica. Após a convivência inicial difícil, nasce a amizade que rompe barreiras sociais, culturais e raciais.
DOMÉSTICAS, O FILME
(Fernando Meirelles e Nando Olival, Brasil, 2001, 90min., 14 anos)
Encontrar a filha, ser modelo, casar, ser feliz. Cinco mulheres trabalham como empregadas domésticas. Todas são batalhadoras e buscam realizar seus sonhos enquanto enfrentam as dificuldades diárias.
DOUTORES DA ALEGRIA, O FILME
(Mara Mourão, Brasil, 2005, 96 min., livre)
Artistas encontram seu público em diversos lugares. No caso dos Doutores da Alegria, ele está em hospitais e é formado por crianças internadas, seus acompanhantes e a equipe de profissionais da saúde. Por conta desse trabalho social, o público é levado a usufruir momentos de felicidade apesar do contexto tão adverso.
INTOCÁVEIS
(Intouchables, Eric Toledano e Olivier Nakache, França, 2011, 112 min., 14 anos)
Mesmo sem experiência, um homem marginalizado é contratado para ser o cuidador de outro, rico e que ficou tetraplégico. Dessa relação, pouco provável, nasce uma verdadeira amizade.
AO MESTRE, COM CARINHO
(To sir, with love, James Clavell, Grã- Bretanha, 1967, 105 min., 12 anos)
Quando são vistos como adultos e os temas do cotidiano entram em discussão em sala de aula, alunos rebeldes passam a admirar o professor que, antes, era tratado com desprezo e preconceito.
MOSTRA INFANTIL
ALÔ, AMIGOS
(Saludos amigos, Bill Roberts, Hamilton Luske, Jack Kinney, Norman Ferguson e Wilfred Jackson, EUA, 1942, 42 min.)
Desenhistas da Disney viajam pela América do Sul para conhecer novas culturas e criar outros personagens, como Zé Carioca, que ainda ensina ao Pato Donald o que é samba.
CASTELO RÁ-TIM-BUM, O FILME
(Cao Hamburger, Brasil,1999, 105 min.)
Para salvar o castelo mágico onde vive, Nino, um menino de 300 anos, enfrentará uma bruxa com a ajuda de seus novos amigos.
EU E MEU GUARDA CHUVA
(Toni Vanzolini, Brasil, 2010, 83 min.)
Frida é o amor secreto de Eugênio. Cebola é o amigo atrapalhado dos dois. Na última noite de férias, os três resolvem conhecer a nova escola. O problema é que o prédio é assombrado e Frida fica presa com outras crianças.
GAROTO CÓSMICO
(Alê Abreu, Brasil, 2007, 77 min.)
Num planeta super controlado, três crianças agem como robôs. Quando se perdem no espaço, encontram um circo e uma nova forma de viver.
MENINO MALUQUINHO, O FILME
(Helvécio Ratton, Brasil, 1995, 83 min.)
Menino maluquinho é uma criança feliz, tem muitos amigos e se diverte todo o tempo, mas, às vezes, também precisa enfrentar momentos difíceis.
O GRILO FELIZ
(Walbercy Ribas, Brasil, 2001, 80 min.)
Os insetos viviam felizes na floresta até o dia em que aparece a turma de um lagarto que não respeita ninguém, quer dar todas as ordens e ainda ficar com a Estrela Linda só para ele.